VISITA DE ESTUDO DO CLUBE DE HISTÓRIA E CIDADANIA

O Clube de História e Cidadania (C.H.C.), do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, realizou entre os dias 16 e 20 de fevereiro a já tradicional visita de estudo a uma cidade europeia. Desta vez, a escolhida foi Budapeste (Hungria), onde os alunos apresentaram os trabalhos, por si efetuados, subordinados ao tema geral: Ecografia a um planeta: Guerras; Pandemias e Intolerância: À procura da Sustentabilidade e da
Paz.
Obedecendo a um horário rigoroso conheceram os seguintes locais: Basílica de Santo Estevão, Museu do Terror, Casa de Franz Liszt, Museu de Belas Artes, Museu do Holocausto, Rock Nuclear Bunker Hospital Museum, Jardins do Castelo de Buda, Labirinto subterrâneo do Castelo de Buda, Ponte Elisabete (Sissi), Parlamento de Budapeste, Ópera de Budapeste (onde assistiram a um excerto de ópera) e o Great Market Hall, edifício do século XIX, onde provaram algumas iguarias húngaras como o Goulash e o Langós.
Foi igualmente visitado o Instituto de Estudos Portugueses, na Universidade de E.L.T.E., onde o grupo foi recebido pelo Sr. Embaixador de Portugal na Hungria, Jorge Roza de Oliveira, pelo Diretor do Instituto Camões na Hungria, João Henriques, e por alguns húngaros que explicaram aspetos particulares da cultura e monumentos do seu país. Um dos alunos do C.H.C. apresentou o seu trabalho, O Velho Continente e o seu Futuro, bem como o Diretor do Agrupamento, José Manuel Simões, teve a oportunidade de referir aspetos da gastronomia e cultura mirandense.
Nos treze anos de vida do C.H.C. alunos do ensino básico e secundário já puderam visitar cidades como: Berlim, Paris, Roma, Londres, Amesterdão, Cracóvia, Pisa, Florença, Ponta Delgada (Açores), Basileia e Budapeste. O Clube conta com a experiência das ex-docentes Anabela Monteiro e Graça Fachada, sendo a coordenadora a docente Sónia Sousa, para além do inestimável apoio dos Pais/ Encarregados de Educação e da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Na opinião dos seus vinte e dois participantes…um projeto com futuro!