Comemoração - Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento - 21 de maio 2024

Por ocasião da celebração do Dia da Interculturalidade no Agrupamento, foi inaugurado o Banco da Amizade que se apresenta como um um símbolo de valores maiores como o respeito, a diversidade, a tolerância, a empatia, a solidariedade e o amor.

Este banco colorido, decorado com a palavra amizade escrita em todas as línguas faladas por diferentes alunos da escola José Falcão, foi feito de forma colaborativa e dedicada por um conjunto de técnicos, professores e alunos.

A partir desse dia o banco ficou no recreio da escola para usufruto de todos os alunos, de todos os amigos e pretende ser tanto um lugar seguro como de encontros.

Isto porque queremos que quando alguém se sinta só procure este banco da amizade e nele se sente, e aí poderá ser encontrado por outros colegas de escola cuja missão, ao verem-no aí sentado sozinho, será a de lhe fazer companhia, de conversar, de convidar para brincar ou dar apoio.

Promover a amizade é celebrar a solidariedade, a reciprocidade, a cumplicidade e o carinho.

O banco é apenas um símbolo. As nossas ações, comportamentos e atitudes é que são a expressão máxima da amizade e de todos os valores que nela se encerram e que aqui na escola cuidamos e praticamos: o respeito, a tolerância, a empatia, a solidariedade e o amor!