A EB de Vila Nova visitou o Planeta Aquarela

No dia 14 de maio, a EB de Vila Nova foi ao Planeta Aquarela – Escola do Ambiente.

Este local era uma antiga escola primária, na aldeia de Vilar, no concelho de Vila Nova de Poiares, que esteve fechada durante 30 anos, até ser recuperada e utilizada como centro de aprendizagem.

Quando chegámos, fomos muito bem recebidos pela Soraia e pela Fátima que nos apresentaram a família da Escola e nos explicaram o ciclo do leite.

De seguida, fomos conhecer a cabra Branquinha e ordenhámo-la, algo que a maioria de nós nunca tinha feito. De regresso à sala, colocámos um avental e um lenço na cabeça e, como verdadeiros queijeiros, deitámos “a mão na massa”. Com o leite retirado e mais 2 ingredientes (sal e pétalas de cardo), aprendemos a fazer queijo fresco.

No final, tivemos oportunidade de degustar uma tostinha com um bocadinho de queijo de cabra, que estava delicioso, e ainda trouxemos para a nossa escola uma oferta, para saborearmos no lanche da tarde.

Divertimo-nos muito com esta experiência e gostaríamos de voltar para novas aprendizagens.

Turma B – EB de Vila Nova