Visita ao Templo Ecuménico Universalista – 8 de maio de 2024

Projeto Ponte Intercultural (PPI)

Visita ao Templo Ecuménico Universalista, em Miranda do Corvo – 8 de maio de 2024 A fim de promover a inclusão de alunos oriundos de outras nacionalidades no nosso Agrupamento e dar a conhecer aspetos da cultura local portuguesa, o PPI promoveu, hoje, uma visita ao Templo Ecuménico Universalista para dar a conhecer um local que se destina à reflexão espiritual de pessoas de diferentes religiões e não crentes.

No interior do edifício, localizado no ponto mais alto da serra do Parque Biológico, pudemos visitar o Observatório das Religiões.

Tendo alunos que professam diferentes credos religiosos, foi importante dar-lhes a conhecer locais onde estão representadas as várias religiões e promover uma melhor inclusão e conhecimento. Fomos cerca de duas dezenas de alunos de 2º e 3º ciclo, de diversas turmas e nacionalidades, bem como alguns alunos do Clube Ubuntu que têm também a missão de acolher os alunos de outras nacionalidades e promover a sua integração.

Foi uma tarde muito bem passada, onde os alunos mostraram interesse e curiosidade pelo espaço.

Acompanhou o grupo um dos guias que foi explicando os aspetos de maior relevância e enquadrou tudo o que foi visionado, dentro e fora da pirâmide: o significado do labirinto, da pedra, a história de cada religião e o significado da pirâmide, que representa o diálogo entre 14 religiões, bem como o ateísmo, também representado, numa busca da dimensão espiritual do ser humano.

A visita foi muito importante, pois todos mostraram interesse e curiosidade pelo espaço. Resta-nos agradecer a cedência do transporte por parte do Município de Miranda do Corvo e a simpatia do motorista. Hoje, todos enriquecemos um pouco mais por conhecer melhor a riqueza de um espaço dedicado à Paz e que foi, simbolicamente, inaugurado no dia 11 de setembro de 2016, em homenagem às vítimas dos fundamentalismos e da intolerância religiosa.

Isabel Desidério, Letícia Paulino, Mariana Figueiredo Paula Ferreira – Coordenadora do PPI