Escola de Miranda do Corvo na ilha Terceira

De 24 a 26 de abril, 37 alunos e 3 professoras do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo realizaram uma visita de estudo à Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores, no âmbito do Projeto DAC “Rumo à Terceira!”.

No dia 24 de abril, os alunos de Biologia e Geologia, das turmas 10.º A; 10.º B e 11.º A, da Escola Básica e Secundária José Falcão de Miranda do Corvo, aterraram na Ilha Terceira, nos Açores, iniciando uma visita de estudo de 3 dias.

Esta viagem teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a biodiversidade e o património geológico da Terceira, mais concretamente, o Geoparque dos Açores que é património natural da UNESCO. A visita iniciou-se com uma paragem no Miradouro do Facho, onde os participantes apreciaram as vistas sobre a Praia da Vitória.

De seguida almoçaram na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, onde realizaram também uma visita guiada pelas ruas da cidade.

De seguida, foram ao Miradouro da Serra do Cume e visitaram a Reserva Natural Monte Brasil, já em Angra do Heroísmo.

No 2.º dia, os discentes saíram de Angra do Heroísmo com destino a Agualva, localidade onde realizaram um percurso pedestre. Após essa atividade, os alunos puderam usufruir das refrescantes piscinas naturais dos Biscoitos.

Posteriormente, o grupo deslocou-se à Escola Básica Integrada dos Biscoitos para almoço. De seguida, as turmas realizaram visitas à Gruta do Natal, Lagoa do Negro, Algar do Carvão, Furnas do Enxofre e Lagoa das Patas. Entre estes magníficos pontos, salienta-se o Algar do Carvão, pela sua imponente e rara beleza.

Neste 2.º dia, não podemos esquecer a degustação de queijos regionais na empresa “Queijo Vaquinha”.

O 3.º e último dia da visita de estudo foi dedicado à observação de golfinhos, uma surpresa preparada pelas professoras. Alguns alunos mais afortunados puderam inclusivamente observar tartarugas.

O almoço realizou-se na escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, onde o grupo pode confraternizar com os alunos locais.

Para finalizar a visita, o grupo foi recebido nos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, pelo presidente da autarquia, Álamo Meneses, que proporcionou ao grupo uma verdadeira aula de História sobre a Ilha Terceira.

A autarquia Angrense facultou a este grupo o transporte em autocarro, de forma gratuita (2.º dia e transferes), muito contribuindo para o sucesso da visita a esta ilha.

O regresso decorreu em ambiente de satisfação, apesar do cansaço de três dias repletos de atividades e experiências inesquecíveis.

João Santos, João Oliveira e Mariana Nibau, 10ºB-CT