Cimeira das democracias

No dia 23 de abril, os alunos Mafalda Agostinho, Manuel Maia, Dinis Bernardo do 10.ºA_CT; Tiago Simões do 11.º B_LH; Afonso Francisco e Matilde Borges do 12.º A_CT estiveram presentes na Universidade Católica de Lisboa para representar Cabo Verde em nome da Escola Básica e Secundária José Falcão.

Através de uma simulação de uma grande Assembleia de Estados Democráticos, o Instituto de Estudos Políticos pretendeu estimular este ano a pesquisa e o debate sobre a importância das eleições, tentando encontrar-se em conjunto propostas que, a um nível nacional ou internacional, e ancoradas na comunidade da União Europeia, possam apontar caminhos para preservarmos e revitalizarmos as nossas Democracias.

Nada mais atual, num ano em que já tivemos eleições legislativas e ainda vamos ter eleições europeias.

Os nossos 6 magníficos jovens preparam de forma afincada a democracia de Cabo Verde (escolhida por termos a geminação), apresentaram-na de forma exímia à Assembleia e defenderam as suas posições nas 5 Comissões Especializadas.

O dia foi muito intenso e extenso, porém, o regresso foi feito com entusiasmo pela aprendizagem que o mesmo representou.

Foram acompanhados pela docente Sara Gameiro e pela docente aposentada Graça Fachada que, voluntariamente, se juntou ao grupo, enriquecendo-o.