Descobrir o envelhecimento ativo em Coimbra: experiências transformadoras...

No dia 26 de março, alunos do 12ºC, do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Básica e Secundária José Falcão, acompanhados pela professora de Psicopatologia Geral, realizaram uma visita de estudo à Aposenior – Universidade Senior de Coimbra e ao Parque Geriátrico do Choupalinho, em Coimbra, no âmbito da temática do envelhecimento ativo.

Na parte da manhã, foram recebidos pela Diretora Técnica, a qual fez uma apresentação da história, propósito e funcionamento da Aposenior – Universidade Senior de Coimbra, a que se seguiu uma visita às instalações, em que assistiram a algumas aulas que estavam a decorrer, nomeadamente, de Informática e de música, e contactaram com os seniores que frequentavam essas atividades, partilhando experiências.

O final da manhã foi muito animado, já que lhes foi permitido assistir à aula da classe de Cavaquinho, que se encontrava a decorrer naquele horário, na qual os alunos foram convidados a participar, cantando.

Após o almoço, o frio e a chuva que se faziam sentir não impediram a visita ao Parque Geriátrico do Choupalinho e a toda a zona envolvente (Parque Verde do Mondego), reconhecendo o papel que este espaço tem no estímulo ao envelhecimento ativo, ao proporcionar um ambiente seguro, acessível e socialmente integrado onde os idosos podem praticar atividades físicas, desfrutar da natureza e promover seu bem-estar físico e mental.

Apesar do tempo adverso, foi uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento de competências profissionais destes alunos, preparando-os de forma abrangente para a sua futura carreira na área do apoio psicossocial.