Ler permite-nos aceder a um vasto leque de informação e de conhecimento. Partilhar o que lemos vai mais além… Quando partilhamos o que lemos, exprimimos a nossa interpretação, a nossa visão, e isso ajuda-nos a tornar-nos melhores comunicadores, o que é uma competência valiosa em vários aspetos da vida, incluindo relações pessoais, académicas e profissionais.

Das atividades da disciplina de Português faz parte a elaboração de um projeto de leitura em cada um dos semestres. Neste segundo semestre, a docente de Português do 5.º D, Ana Baptista, apresentou aos alunos a possibilidade de o fazerem de forma diferente. Como? Apresentou-lhes o Book Creator, uma ferramenta tecnológica versátil que pode ser utilizada de muitas formas para apoiar o ensino e a aprendizagem. Na aula de Português iria servir para divulgação de livros lidos pelos discentes. Foi destacado que ninguém era obrigado a fazê-lo neste formato digital, mas que seria uma forma apelativa de dar a conhecer o livro que leram.

Assim, na comemoração do Dia Mais Digital, a docente pediu aos alunos que trouxessem os seus portáteis para a sala de aula e, nesse dia, explicou-lhes como deveriam trabalhar com o Book Creator. Logo o entusiasmo dos alunos foi visível ao fazerem experiências com esta ferramenta digital.

Após algumas semanas, os trabalhos ficaram prontos. Foram muitos os alunos que aderiram à sugestão da professora e sem medo algum de mostrarem o que fizeram.

Alguns alunos quiseram manifestar a sua opinião sobre o uso de Book Creator:

” Eu gostei de fazer este trabalho neste programa [Book Creator], porque achei fácil e divertido.” (Santiago Heitor, 5.º D)

“O trabalho foi fácil e divertido de fazer e de explorar. Nunca tinha utilizado esta ferramenta. Na minha opinião, dá muito jeito e é uma maneira mais divertida de fazer a ficha de leitura.” (Joana Antunes, 5.º D)

Quem quiser espreitar o que eles fizeram é só clicar neste link: