ESTUDOS INTERNACIONAIS – ICILS e TIMSS

ICILS (International Computer and Information Literacy Study) promovido pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement) avalia a literacia digital e de utilização da informação e as competências do pensamento computacional dos jovens que frequentam o 8.º ano de escolaridade.

O estudo foi concebido para compreender até que ponto os jovens de todo o mundo estão preparados para estudar, viver e trabalhar na era digital. São considerados duas dimensões da literacia digital e da utilização da informação – uma, recolher e gerir informação, a outra, produzir e trocar informação. Os alunos devem demonstrar que são capazes de uma utilização expedida, segura e responsável das tecnologias de informação e comunicação, nessas duas dimensões, num conjunto vasto de contextos pessoais e sociais.

Para este estudo foi selecionada uma turma do 8º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária José Falcão de Miranda do Corvo.

Para mais informações: https://iave.pt/estudo-internacional/icils/

O TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study) é uma avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º anos de escolaridade em matemática e em ciências, desenvolvida pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement).

O TIMSS 2019 é realizado de quatro em quatro anos com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem. A IEA destaca a relevância que essa informação pode ter para a decisão e o acompanhamento de reformas curriculares e de práticas de ensino em matemática e em ciências.

Para mais informações: https://iave.pt/estudo-internacional/timss/