PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL | 11º A | PROJETO DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Um grupo de quatro alunas do 11º A promoveu uma palestra para Pais/Encarregados de Educação, Alunos e demais Comunidade Educativa subordinada ao tema “A influência dos pais na saúde mental dos filhos” no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma.

A palestra decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária José Falcão, no passado dia 25 de fevereiro e foi dinamizada por uma estudante do 2º ano de Psicologia da Universidade de Coimbra a qual abordou a temática da saúde mental, incluindo as patologias frequentemente associadas, de uma forma prática e objetiva. Foram destacados os diferentes estilos parentais, os comportamentos dos pais que afetam negativamente os filhos bem como possíveis consequências dos mesmos e as estratégias passíveis de pôr em prática, sendo que, se necessário, é importante recorrer a ajuda profissional. Somente através de uma mudança de comportamentos, é possível suprimir o sofrimento emocional e melhorar de forma significativa e em particular, as relações entre pais e filhos.