Prevenção de consumos de substâncias psicoativas

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), em parceria com o PAPES promoveu, no dia 3 e 21 de novembro, uma ação de sensibilização que visou a prevenção de consumos de substâncias psicoativas.

A iniciativa foi dinamizada pelos agentes da Escola Segura para os alunos do 9º ano, 11º B AV/LH e 12º D.

As sessões foi um sucesso, uma vez que os alunos foram muito recetivos e interventivos.

Foram abordadas, algumas das consequências relacionadas com o consumo, nomeadamente os efeitos sobre a saúde, sobre a diminuição do desempenho cognitivo, na destruição de vidas sociais/profissionais/familiares, explorando também o lado criminal dos consumos.

Foi também realizado, numa das sessões, um teatro que pretendia representar situações de risco que podem acontecer nas raves, nas discotecas ou nos ajuntamentos de pessoas de forma geral.

Muitos assuntos, aí explicados, foram oportunos e esclarecedores para estes adolescentes.

Esta ação da Escola Segura foi muito bem dinamizada, os vídeos/projeções surpreenderam e melhoraram os conhecimentos dos alunos nesta temática.

Os esclarecimentos foram claros e as orientações muito assertivas ficando, aos olhos destes alunos, uma demonstração clara do vínculo da Escola Segura ao nosso agrupamento.