Olaria do Carapinhal - Projeto Ponte Intercultural

Projeto Ponte Intercultural (PPI)

Visita a uma Olaria do Carapinhal – 22 novembro 2023

A fim de promover a inclusão de alunos estrangeiros no nosso Agrupamento e divulgar aspetos da cultura local portuguesa, o PPI dinamizou, hoje, uma visita a uma olaria do Carapinhal para dar a conhecer uma tradição que tem vindo, desde há séculos, a acompanhar a evolução humana. Ao longo dos séculos, no concelho de Miranda do Corvo, existiram dezenas de oficinas para moldar a argila, mas o seu número é atualmente muito reduzido.

De 25 olarias (há 50 anos), restam duas. Foi uma destas olarias que fomos visitar para proporcionar uma experiência única de divulgação da nossa cultura no âmbito da olaria.

Duas dezenas de alunos de 2º, 3º ciclo e secundário de diversas turmas e nacionalidades, bem como alguns alunos do Clube Ubuntu que têm também a missão de acolher os alunos estrangeiros e promover a sua integração, deslocaram-se ao Carapinhal, acompanhados pelas docentes dinamizadoras Isabel Desidério, Letícia Paulino e Paula Ferreira. A Mariana Figueiredo (Assistente Social) também acompanhou o grupo no âmbito do Clube Ubuntu.

Foi uma tarde muito bem passada, onde os alunos mostraram interesse e curiosidade pelas peças elaboradas, fizeram perguntas bastante pertinentes aos artesãos, Sr. Quirino e Sr. Luís Ferreira, que amavelmente, acederam a abrir as portas da sua oficina e mostrar a sua arte (uma exceção – pois há vários anos não recebem grupos escolares).

Como aprendeu a sua arte?

Foi uma das questões colocadas por um aluno. “Aprendi com o meu pai. Era assim. Os ofícios passavam de pais para filhos e nós aprendíamos”.

Outra questão, foi se ganhava muito dinheiro. “Dá para viver, mas não temos horários. Hoje, levantei-me às 5h30 da manhã”.

Avaliando as reações positivas dos alunos, a visita foi muito importante e mostraram interesse em fazer outras visitas para dar a conhecer a cultura local.

Todos gostariam de repetir a experiência.

Resta-nos agradecer a gentileza dos artesãos que nos receberam e a cedência do transporte por parte do Município de Miranda do Corvo.

Hoje, todos enriquecemos um pouco mais por conhecer melhor as riquezas da nossa terra. Isabel Desidério Letícia Paulino Mariana Figueiredo Paula Ferreira