Palestra "Satélites: dos dados à ação!"

No dia 14 -11-2023, realizou-se uma palestra sobre satélites e sistema GPM (Missão de Medição da precipitação Global) na nossa escola, enquadrada na Semana Mundial do Espaço, promovida pela ESERO (programa educativo da ESA em parceira com o programa Ciência Viva)!

Foi proferida pelo Dr. Vasco Mantas, investigador do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC e do Centro de investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, dirigida aos alunos de Ciências e Tecnologias da nossa escola (Turmas A, B do 10º e 11º A) Foram dadas respostas a várias questões, tais como:

– O que temos no espaço?

– Tipos de satélites, o seu funcionamento e altitudes de órbita;

– Dados fornecidos pelos diversos tipos de satélites e seu tratamento; o que detetam?

Como proteger a biodiversidade e ambiente no nosso planeta?

Que soluções existem para a falta de água?

– Problemas ambientais causados quer pelo lançamento dos foguetões quer pelo lixo espacial;

– Agências espaciais e colaboração espacial;

– Futuras explorações espaciais;

– …

O Dr. Vasco fez uma apresentação muito clara mostrando pequenos filmes sobre lançamento e aterragem de foguetões, que foram muito úteis na compreensão dos dos temas já mencionados, fazendo-se acompanhar de uma pequena construção de um satélite em LEGO!

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados com o tema tendo questionado o Dr. Vasco no sentido de aprofundarem os seus conhecimentos sobre o tema.

Muito mais haveria para dizer sobre satélites mas fica para outra oportunidade!

As professoras Adelaide Silva Carla Mota