Dia Mundial da Filosofia - novembro de 2024 A Filosofia vai ao Cinema
No dia 21 de novembro, o Grupo de Filosofia do AEMC, assinalou o Dia Mundial da Filosofia, com a atividade “A Filosofia vai ao Cinema”, de modo a proporcionar aos alunos das turmas dos 10ºs e 11ºs anos, do Ensino Regular, o visionamento do filme Freedom Writers, no auditório da Escola Básica e Secundária José Falcão. A escolha deste filme teve como intuito abordar e discutir os comportamentos dos jovens, nomeadamente, a afirmação social e os comportamentos pré-delinquentes (criminalidade, toxicodependência, alcoolismo, prostituição, racismo, xenofobia, resiliência…), despertando os alunos para temas como os Direitos Humanos e a Interculturalidade.
Posteriormente, em contexto de sala de aula, foi desenvolvida a atividade “World Café”, em que, orientados por um guião de análise do filme e de uma rubrica de avaliação de apresentação oral e gráfica, acompanhadas de suporte, desenvolveram dinâmicas de grupo. Aí, os discentes tiveram a oportunidade de desenvolver o seu espírito crítico e a autonomia do seu pensamento, analisando e debatendo os temas abordados no filme, evidenciando as competências da concetualização, problematização e argumentação.
O produto final encontra-se exposto num Mural, no Bloco C da escola.
Para além de se chamar os alunos a exercitarem o pensamento crítico, este desafio filosófico pretendeu, também, contribuir para o desenvolvimento de competências consideradas imprescindíveis à construção de uma cidadania ativa, através da sua cooperação e interação.
Posteriormente, em contexto de sala de aula, foi desenvolvida a atividade “World Café”, em que, orientados por um guião de análise do filme e de uma rubrica de avaliação de apresentação oral e gráfica, acompanhadas de suporte, desenvolveram dinâmicas de grupo. Aí, os discentes tiveram a oportunidade de desenvolver o seu espírito crítico e a autonomia do seu pensamento, analisando e debatendo os temas abordados no filme, evidenciando as competências da concetualização, problematização e argumentação.
O produto final encontra-se exposto num Mural, no Bloco C da escola.
Para além de se chamar os alunos a exercitarem o pensamento crítico, este desafio filosófico pretendeu, também, contribuir para o desenvolvimento de competências consideradas imprescindíveis à construção de uma cidadania ativa, através da sua cooperação e interação.