A Terra Treme | 5 Novembro | 11H05

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).

Este ano, a 12.ª Edição realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

 

O objetivo deste Exercício é capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger.

 

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

 

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros setores da sociedade civil.

 

Este Exercício é um ato de cidadania, um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na persecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos estratégico que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desígnio coletivo, envolvendo no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a Sismos e/ou Tsunamis.

o AEMC felicita e agradece aos discentes, docentes, não docentes, pais e outros parceiros envolvidos, com destaque para a Câmara Municipal de Miranda do Corvo que vem apoiando entusiasticamente este programa.